Entre os dias 23 e 26 de outubro, ocorreu o VIII Congresso Iberoamericano de Medicina Familiar, no Panamá, onde o professor Leonardo Savassi, médico e diretor da Sociedade Brasileira de Medicina de Família e Comunidade, representou o Brasil ao lado da colega Marcela Cuadrado, médica de família do Uruguai. Ambos participaram de uma mesa de discussão sobre "Atenção Domiciliar" nos diferentes países da Ibero-América, abordando as semelhanças e divergências nos modelos adotados.
Durante o evento, foi dado mais um passo em direção à criação do Grupo de Trabalho em "Atenção Domiciliar" da Confederação Iberoamericana de Medicina Familiar (CIMF), com o objetivo de promover a troca de conhecimentos e o avanço das políticas públicas de saúde.
"O Brasil está na vanguarda da Atenção Domiciliar na América Latina; no entanto, é essencial que todos os países avancem em suas políticas, considerando o envelhecimento da população mundial, o aumento da longevidade de pessoas com doenças raras e complexas e as novas tecnologias que tornam o cuidado domiciliar cada vez mais seguro", afirmou Professor Leonardo.