Teste de Progresso

No próximo dia 04 de outubro, os estudantes da EMED poderão fazer a edição 2023 do Teste de Progresso (TP).

O que é o Teste de Progresso (TP)?

É uma prova realizada anualmente por estudantes de Medicina, com o objetivo de avaliar o progresso do aprendizado ao longo do curso e os conhecimentos dos concluintes.

Como é a prova?

É uma prova de múltipla escolha com 120 questões e quatro opções de respostas. A prova contempla cinco áreas do conhecimento (Cirurgia, Clínica Médica, Ginecologia e Obstetrícia, Pediatria e Saúde Coletiva - 24 questões para cada área), sendo que quatro questões de cada área se referem aos conteúdos das áreas básicas (por exemplo, histologia, patologia, bioquímica, genética etc.). O estudante terá quatro horas para fazer a prova, que se inicia às oito horas da manhã e termina ao meio-dia.

Qual é o nível de dificuldade da prova?

A prova é elaborada com os principais conteúdos do currículo do curso de Medicina, pelos professores das escolas participantes, a partir de uma matriz criada pela Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM). Todos os estudantes (do primeiro ao décimo segundo períodos) fazem a mesma prova. Sendo assim, os rendimentos esperados para os estudantes dos períodos iniciais são menores do que os de períodos mais avançados do curso.

Quem fica sabendo da nota?

Cada estudante tem acesso ao sistema do TP pelo seu número de CPF e senha e pode ver a sua nota, por área, e a comparação com o grupo dos estudantes de seu período, sem conhecer individualmente as notas dos demais participantes. A coordenação do curso tem acesso às notas individuais, mas não pode divulgá-las, além da nota global da instituição, por período, comparada com as notas das outras instituições participantes. Da mesma forma, a UFOP não fica sabendo das notas das outras instituições, apenas a sua posição no grupo das escolas participantes.

Quais são as outras escolas participantes?

Fazem parte do Consórcio TEPMINAS I, além da EMED/ UFOP: SUPREMA, Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Universidade Federal de Uberlândia (UFU), UNIFENAS, Universidade Federal de Viçosa (UFV) e Universidade Federal de São João Del Rei (UFSJ).

Quais as vantagens de se fazer a prova?

Em primeiro lugar, o resultado da prova situa o estudante em um grupo de várias escolas de Medicina, permitindo que avalie seu aprendizado, no que se refere aos conteúdos teóricos estudados ao longo do curso. Infelizmente, o TP não avalia habilidades relacionadas com técnicas e atitudes (anamnese, exame físico, por exemplo). Mas, como a prova é muito abrangente, é possível o estudante identificar pontos teóricos que ainda precisam ser mais bem estudados ou compreendidos, pois a prova fica com o aluno e depois tem acesso às respostas com as justificativas.
Em segundo lugar, o estudante respondente recebe um certificado que pontua em alguns concursos para residência médica.
Em terceiro lugar, o estudante que fizer a prova (independentemente da nota que obtiver no teste) pode ganhar 5,0 pontos em uma (única) disciplina que estiver cursando, desde que o coordenador dessa disciplina tenha aderido ao plano de incentivo à participação no TP.
Finalmente, colabora com o curso de Medicina de sua instituição, ajudando no reconhecimento de pontos que precisam ser reformulados em disciplinas específicas. Para que seja possível essa percepção, é necessária a participação de pelo menos 85% dos estudantes da instituição, especialmente aqueles que estão finalizando o curso (11º e 12º períodos).

Onde eu farei a prova?

Até o dia 27 de outubro (uma semana antes da aplicação da prova), todos os estudantes receberão o local onde farão a prova. Os estudantes que estão em Ouro Preto, Mariana e João Monlevade farão a prova no Campus Morro do Cruzeiro (Ouro Preto). As salas serão divulgadas por email. Os estudantes que estiverem cursando o internato em Belo Horizonte farão a prova na Escola de Saúde Pública do Estado de Minas Gerais (ESP-MG), que se localiza à Avenida Augusto de Lima, 2061, Barro Preto, Belo Horizonte. Esses alunos também receberão o número da sala onde a prova será aplicada.

É preciso estudar para a prova?

Não, inclusive é desaconselhável, pois o objetivo do teste é saber sobre os conhecimentos assimilados pelo estudante. Além disso, como o conteúdo é de todo o curso de Medicina, fica impossível estudar tudo para a prova.

No dia da prova haverá aula normal ou atividade normal?

Todos os professores foram avisados sobre a prova e instruídos, pelo Colegiado do Curso, a não fazerem atividades no dia, além de não aplicarem atividades avaliativas no dia e nos dois dias subsequentes. Caso haja atividades no dia, as faltas poderão ser abonadas, desde que o estudante tenha realizado a prova do TP. Escalas de plantões previamente pactuadas em internatos devem ser cumpridas, a menos que o estudante consiga trocar com outro estudante de outra instituição, com antecedência e seguindo as normas do hospital.