Estudantes de Medicina lançam 3ª edição da coletânea "Medicina e Saúde Coletiva"

Fevereiro 9, 2024

Os textos que integram a coletânea foram elaborados pelos estudantes na disciplina eletiva Medicina e Saúde Coletiva, apresentando ensaios críticos de sucesso dos monitores. A publicação oferece uma oportunidade para a contínua análise do papel dos operadores nas práticas e sistemas do processo saúde–doença–cuidado.

Caio Felipe, estudante do quinto período de Medicina, fez parte da produção dos ensaios e explica como se deu o processo de elaboração: "'Medicina e Saúde Coletiva' é inteiramente baseada na leitura, na produção de textos, na apresentação para os colegas de classe e na discussão dos conteúdos apresentados ali naquele momento. Os textos são propostos pelo professor Aisllan e cada aluno tem liberdade de escolher o que mais lhe chame a atenção para aprofundar os estudos e produzir o seu ensaio crítico".

O estudante também descreve a importância da disciplina eletiva para a sua formação acadêmica: "é essencial na formação médica, pois por muitas vezes o acadêmico fica muito preso na fisiologia, na patologia, nos mecanismos e se esquece que a base da Medicina são as relações sociais. Então, a eletiva 'Medicina e Saúde Coletiva' vem para isso. Por meio da produção textual nós nos aprofundamos para entender o nascimento da Medicina e como ela chegou no ponto em que está hoje. Nós também debatemos sobre as estruturas de poder que cercam a profissão médica e como o médico é impactado pelas indústrias e a influência do Capital. De uma forma geral, a disciplina vem para expandir os horizontes dos estudantes e mostrar que a profissão médica vai muito além dos medicamentos e dos protocolos".

A disciplina Medicina e Saúde Coletiva é ofertada anualmente no segundo período do ano letivo e não tem pré-requisitos. Podem se inscrever estudantes de Medicina de todos períodos letivos do curso, assim como estudantes de graduação e pós-graduação de todos os cursos da UFOP.

Acesse a edição atual e as anteriores da coletânea "Medicina e Saúde Coletiva".